A velha e a nova América Latina

Manuel Zelaya, presidente democraticamente eleito de Honduras, foi deposto por tropas militares com o aval politicamente concertado do Poder Judiciário. Apesar de ter sido eleito pelo Partido Liberal, durante seu governo Zelaya começou a defender e promover reformas que o aproximaram de setores populares e movimentos sociais. Dessa forma, perdeu apoio de seu próprio partido (que apóia o presente golpe ao aceitar a nomeação do presidente interino). Para romper o isolamento, Zelaya se aproximou de Hugo Chávez e ingressou na Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA).

O golpe demonstra que a América Latina ainda precisa caminhar muito no sentido da consolidação do processo democrático. Como dizia Sérgio Buarque de Holanda, a democracia por aqui sempre foi um terrível mal entendido. Uma importação de bonitas teorias européias para exploradores de elites locais que nunca almejaram um verdadeiro desenvolvimento autônomo e que beneficiasse as massas. Tanto é assim que quando a democracia contraria as elites é porque não é mais democracia – ainda que por vias democráticas; tal é o que dizem de Hugo Chávez, um sobrevivente do golpismo atávico da região.

A novidade talvez seja a postura unívoca de Venezuela, Brasil e Estados Unidos (além da Organização dos Estados Americanos e da ONU) ao repudiar o golpe afirmando a legitimidade de Manuel Zelaya.  Por enquanto, estamos a viver numa mistura da velha e da nova América Latina. A velha (elitista e golpista) e a nova (autônoma, democrática e popular).

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: