A grande ilusão

Assisti um bom filme no fim de semana que passou. Trata-se do “A grande ilusão” (All the king’s men, no original), contracenado por Sean Penn, Jude Law, Kate Winslet e Anthony Hopkins, dentre outros.
.
.
Em um tempo de totalitarismo neoliberal, cujas consequências, para Chico de Oliveira, são “a privatização do público, a destituição da fala e a anulação da política”, este filme vem na contramão e coloca a política em primeiro plano de forma primorosa. Talvez por isso tenha sido um “commercial failure, despite its strong cast, direction, and production team. Few critics endorsed it”. Leia mais aqui. Mostra a trajetória de um homem simples – um camponês – no sul subdesenvolvido dos EUA, na década de 30, desde sua iniciação na política, como um candidato laranja sem o saber, passando por seus discursos sinceros, duros e comoventes que mobilizaram a população até sua vitória e gestão, na qual é obrigado a lidar com “todos os homens do rei”, o que irá desembocar na “grande ilusão”. Nesse sentido, os títulos em português e no original são bem válidos.
.
.
A questão que fica é: até que ponto pode um único homem com um ótimo programa político e amplo apoio popular ser bem sucedido em seus intentos sem uma base institucional sólida, ou seja, os apoios políticos e de parte das elites necessários  para a obtenção do que se convencionou, não sem viés ideológico, chamar de “governabilidade”? E o que fazer quando essa base institucional defende ferrenhamente o status quo? São os grandes dilemas da política ainda hoje, o que se pode verificar na conjuntura da América Latina. Parece que certo mesmo estava Montesquieu, quando dizia que um povo só pode ter o melhor governo que é capaz de suportar.
.
A história do filme foi adaptada do livro All the king’s men, de Robert Penn Warren, que, por sua vez, é baseado na história de Huey Long.
.
Assistam o trailer.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: