A Justiça é cega?

Victor Nunes Leal, em seu clássico trabalho Coronelismo, enxada e voto, faz uma belíssima análise da tradição mandonista e coronelista da política nacional. Ao longo do livro, ele traz exemplos de como tal estrutura sócio-política se dá no cotidiano e como as pessoas comuns lidam e respondem a ela. Já era famosa a sabedoria popular que ele consagrou: “aos amigos, pão; aos inimigos, pau”. Mas descobri no seu trabalho, outra sentença ainda mais profunda e explicativa da desgraça nacional:

“Aos amigos, Justiça; aos inimigos, Lei.”

Essa diferenciação entre Justiça (auxílio, liberdade) e Lei (repressão, regulação, violência) é a mais clara face da Injustiça e Desigualdade que assolam o país. É como costumo dizer: a Justiça é cega, mas lê em braile. Assim, sabe reconhecer muito bem aqueles que devem ser acolhidos e aqueles que devem ser enxotados como bestas. Obviamente, as bestas tem nome: pobres e/ou negros e, às vezes, até membros da classe média. Assim, a fórmula política de sucesso poderia ser ainda mais clara:

“Tem dinheiro? Justiça!

Não tem? Lei!”

Isso explica desde o Cansei até a ausência das políticas públicas e sociais do Estado em regiões de baixa renda, onde, de quando em vez, aparece o Caveirão.

Tags: , , , ,

4 Respostas to “A Justiça é cega?”

  1. Larissa Says:

    Nooossa! Esse livro é mesmo muito bom. Lembro que depois que li fiquei pensando nele muito tempo. O que eu achei mais legal, é que ele muda (pelo menos pra mim) a idéia de coronelismo tradicional. Ele lança uma outra idéia, que no fim tem o mesmo efeito, mas não a mesma causa.

  2. Sidarta Says:

    Olás,

    Fiz um texto e coloquei um link para cá. Acho que tem a ver com que disse. Se quiser dar uma olhada: http://nacal.blogspot.com/2008/08/o-petrleo-do-pr-sal-tende-ser-igual-ao.html

    Abraços,

  3. CARLOS EDUARDO MACEDO Says:

    QUERO COMPRAR O LIVRO???????????????????? COMMO FAÇO, QUERO A EDITORA??????????????

  4. CARLOS EDUARDO MACEDO Says:

    QUERO COMPRAR O LIVRO CORONELISMO, ENXADA E VOTO. ME MANDA UM EMAIL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: